Autor: Gazeta Central - 02/05/2023 23h10

Prefeitura de Ouro Preto do Oeste intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Estão sendo realizadas ações educativas e preventivas, além da aplicação do fumacê.


Imagem: Walter Carvalho / Decom-OPO


A Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semsau, está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, por meio de ações educativas e preventivas no perímetro urbano do município.

Os trabalhos estão sendo realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate de Endemias (ACE) e demais equipes da Semsau, que fornecem orientações e realizam ações educativas por meio de fiscalização.

Os Agentes realizam o bloqueio da proliferação por meio do tratamento dos recipientes onde são localizadas as larvas do mosquito, utilizando o larvicida Natular em forma de comprimido, que é aplicado diretamente nos focos.

Além disso, a prefeitura está realizando a pulverização, também conhecida como fumacê, com a utilização de inseticidas que possuem grande eficácia na eliminação dos mosquitos adultos e das larvas, priorizando depósitos de madeira, colégios, borracharias e demais locais com maior incidência do Aedes aegypti.

De acordo com a diretora da Atenção Básica do Município, Francielli Luiza Silva Malaquias, já foram notificados 49 casos, sendo 27 positivos para dengue. Francielli destacou a importância fundamental da colaboração da população no controle do Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e terrenos, em locais como vasos de plantas, pneus e recipientes que acumulem água parada.

“Com as medidas preventivas e educativas adotadas pela prefeitura, e principalmente com o apoio e conscientização da população, a expectativa é que a proliferação do mosquito seja reduzida, garantindo a saúde e bem-estar da população de nossa Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”, ressaltou a diretora da Atenção Básica.




NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade