Autor: MP RO - 19/09/2023 14h59

MPRO promove várias ações e capacitação para profissionais de saúde em Ouro Preto do Oeste

A necessidade de orientar os profissionais surgiu após denúncias de irregularidades na prestação dos serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)




O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em conjunto com as Redes Estadual e Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste, promove capacitação aos profissionais da atenção básica no município. A abertura das atividades aconteceu na última segunda-feira (18/9). A necessidade de orientar os profissionais surgiu após denúncias de irregularidades na prestação dos serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o que originou na 1ª Promotoria de Justiça um Procedimento Administrativo com a finalidade de fiscalizar e acompanhar a categoria.

O encontro, coordenado pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, reuniu todos os ACS, agentes de endemias, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, odontólogos, administradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), recepcionistas e toda equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O MPRO também organizou reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, ocasião em que foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamento de informática, motonetas e o reordenamento das áreas de atuação dos profissionais, de modo que atualmente o Município de Ouro Preto do Oeste está coberto em sua totalidade.

Participaram das atividades o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, o secretário municipal adjunto da saúde, Cristiano Ramos Pereira, a coordenadora da Atenção Básica, Francielli Leuza Silva Malaquias, e o técnico do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), Benito Bonfim de Lima Neira.




Tópicos da capacitação

Durante as atividades foi realizada uma introdução ao SISAB e ressaltada a importância do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Também foram repassadas informações sobre o modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS) e feitas atualizações das metas da saúde bucal.

O treinamento seguirá até o próximo sábado (23/9). Nesse período, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) ensinará aos profissionais, na prática, como deve acontecer a Coleta de Dados Simplificada (CDS), com uso de ficha de marcadores, cadastro individual, domiciliar e territorial, dentre outros.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade