Autor: Gazeta Central - 25/10/2023 22h52

Em Ouro Preto do Oeste, CONAEE/2024 promove diálogo e propostas para a Educação

A Conferência reúne comunidades e especialistas em prol do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024/2034




A Conferência Nacional de Educação Extraordinária – CONAEE/2024 Etapa Municipal, ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, na Faculdade UNEOURO, em um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura -SEMECE, da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, o Fórum Municipal de Educação – FME/OPO, e os municípios de Mirante da Serra e Nova União. Apesar de ter sido realizada no âmbito municipal, essa CONAEE adotou uma abordagem intermunicipal.

O propósito da CONAE é estabelecer um espaço democrático para debates, discussões e propostas voltadas para a composição do Plano Nacional de Educação da próxima década (2024-2034).

O tema central abordado foi "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantir a educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável". Esse tema foi desmembrado em sete eixos de discussão.

A programação se iniciou com alunos da Escola Municipal Cora Coralina apresentando um número cultural com o tema "Desliga, desconecta!" Nessa ocasião, promoveram uma reflexão sobre a presença efetiva do ser humano nas relações pessoais, especialmente em uma era marcada pela tecnologia.

O Professor Joaquim Gonzaga Nunes, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, servidor estadual lotado no município de Urupá, proferiu uma palestra relevante sobre a importância da leitura e compartilhou suas experiências na profissão. Ele estabeleceu conexões significativas entre a leitura e direitos humanos, justiça social e desenvolvimento socioambiental.

Um dos momentos mais marcantes envolveu a discussão nos eixos, permitindo que todos os participantes contribuíssem com seus conhecimentos e propostas que seriam discutidas na Plenária Final.

A Conferência foi encerrada no dia 24/10, aproximadamente às 11h30, deixando uma sensação de satisfação e esperança no sentido de que a educação continue buscando aprimorar sua qualidade.

Diversos públicos participaram do evento, incluindo professores, pais de alunos, membros das equipes de gestão escolar, representantes da Coordenadoria Regional de Educação – CRE, bem como diversas entidades da sociedade civil, tais como Pestalozzi, Ordem dos Advogados – OAB, Conselho Municipal de Educação – CME/OPO, Centro Municipal de Atendimento Autismo – CMAA, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto do Oeste – STPMOP, e Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – SINTERO, entre outros.

Por Josimária Rosa / Semece







NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade