Autor: Gazeta Central - 20/02/2024 22h04

Ações de conscientização e combate ao Aedes aegypti são intensificadas na Estância Turística Ouro Preto do Oeste

Iniciativas vêm sendo ampliadas na cidade contra a dengue, chikungunya e zika.




Com o aumento das chuvas no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Ouro Preto do Oeste, por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica, desenvolveu estratégias e mobilizou seus Agentes Comunitários de Saúde e Endemias para realizar ações de combate e conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Francielli Luiza Silva Malaquias, os agentes estão realizando visitas em comércios, residências e escolas, abordando questões relacionadas às arboviroses e aos riscos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

Francielli destacou que durante as visitas, a população é orientada sobre medidas preventivas e a eliminação de focos desses insetos. Além disso, as larvas do mosquito Aedes aegypti são coletadas e os agentes de endemias realizam imediatamente o bloqueio da proliferação por meio do tratamento dos recipientes onde são encontradas as larvas, utilizando larvicida em forma de comprimido.

Paralelamente, o Município está realizando a pulverização, conhecida como fumacê, com inseticidas eficazes na eliminação dos mosquitos adultos e das larvas, priorizando locais com maior incidência do Aedes aegypti, como depósitos de madeira, colégios e borracharias.



A coordenação da Vigilância Epidemiológica enfatiza a importância das notificações, especialmente por parte de laboratórios e hospitais particulares, para que o Município possa ter dados precisos sobre casos positivos e tomar as medidas necessárias, a fim de garantir uma resposta eficaz ao combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Coordenadora da Atenção Básica, ressalta a importância das ações de conscientização contra o Aedes aegypti, salientando o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias na orientação da população sobre medidas preventivas e na eliminação de focos do mosquito. Ela enfatiza a participação ativa da comunidade nessas atividades para promover a saúde pública em Ouro Preto do Oeste.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade