Autor: Gazeta Central - 25/02/2024 00h28

População da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste conta com o Centro de Fisioterapia Municipal

Cerca de 180 pacientes são atendidos semanalmente, com agendamentos realizados pelos Postos de Saúde


Foto: Vanessa Del Piero


A população da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste conta com o atendimento de casos de baixa complexidade no Centro de Fisioterapia Municipal, uma estrutura de saúde dedicada a promover o bem-estar e a recuperação dos pacientes locais. Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, e nas terças e quartas, das 07h às 17h, o centro atende uma média de 180 pacientes semanalmente.

Contando com uma equipe de profissionais dedicados, o centro dispõe dos fisioterapeutas Rodrigo Cristoni e Alessandra Rodrigues, comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade aos munícipes. É nesse ambiente que histórias como a de Tânia Teixeira da Silva, residente em Ouro Preto do Oeste há 50 anos, ganham destaque.

Tânia, que reside na zona rural na linha 63 do município, está em tratamento no centro após sofrer uma fratura e lesão parcial extensa do ligamento cruzado anterior no joelho. Sobre o atendimento recebido, ela destaca: "Estou sendo muito bem atendida por profissionais de saúde como a fisioterapeuta Alessandra. Nunca pensei em ser tão bem atendida na rede pública como estou sendo. Estou tendo ótimos resultados com o excelente trabalho que esses profissionais estão realizando no Centro de Fisioterapia Municipal. Só tenho a agradecer à querida Vanessa também, uma excelente profissional neste posto de atendimento, carismática, atenciosa e muito querida. Continuem dando o melhor de vocês, é de pessoas assim que todos os órgãos públicos precisam", relatou a paciente.

Vanessa Del Piero, responsável pelo Centro de Fisioterapia Municipal, desempenha um papel essencial no atendimento aos pacientes, garantindo um ambiente propício para tratamento e recuperação. Sua postura profissional e comprometimento contribuem para a qualidade dos serviços oferecidos, sendo fundamental para a satisfação dos usuários.

A fisioterapeuta Alessandra Rodrigues ressalta o papel fundamental da fisioterapia na melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja no tratamento preventivo ou no combate a patologias crônicas. Ela enfatiza que a cultura brasileira muitas vezes encara a dor como algo normal, ignorando-a como um sinal de alerta do corpo. Alessandra destaca a importância de investigar e tratar qualquer dor, pois, embora algumas patologias não possam ser prevenidas, muitas podem ser evitadas com hábitos saudáveis e cuidados adequados. Ela enfatiza a necessidade de movimento, destacando que o alongamento e o fortalecimento devem ser incorporados à rotina diária como hábitos essenciais para a saúde do corpo.

Além dos atendimentos realizados no centro, o serviço de atendimento domiciliar, antes oferecido aos acamados e pacientes impossibilitados de se deslocarem, encontra-se temporariamente suspenso devido ao profissional ter pedido exoneração. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) já realizou a convocação de uma nova fisioterapeuta, Amanda Santos Faleiros, para assumir esse serviço.

No centro, são oferecidas diversas modalidades de fisioterapia, incluindo motora/ortopédica, respiratória, analgesia e neurológica, utilizando equipamentos como Neuro Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS), FES - Fisioterapia que utiliza correntes elétricas de baixo nível (corrente fes), ultrassom e infravermelho, além de equipamentos para exercícios.

O agendamento para os atendimentos é realizado exclusivamente por meio da regulação no posto de saúde mais próximo da residência do paciente. Para mais informações ou para confirmar agendamentos, o contato com o Centro de Fisioterapia Municipal pode ser feito através do telefone e WhatsApp (69) 3461-1799.

Foto: Gazeta Central

Centro de Fisioterapia Municipal de Ouro Preto do Oeste. Foto: Gazeta Central


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade