Publicidade
Publicidade
Autor: Terra - 04/09/2013 10h05

Terremoto de 6,5 graus, tornado e chuvas abalam o Japão


 Um terremoto de 6,5 graus de magnitude, um tornado e chuvas torrenciais afetaram o Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou a agência sismológica japonesa.

O tremor sacudiu a ilha de Honshu, às 09h18 local (21h18 Brasília), ocorreu a 400 quilômetros de profundidade no oceano Pacífico, a cerca de 600 quilômetros ao sul de Tóquio, onde os prédios balançaram. Segundo a imprensa japonesa, o terremoto não deixou vítimas ou danos materiais importantes.

A operadora da central nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), não constatou qualquer novo problema no complexo decorrente do terremoto. "Confirmamos que não há nada de anormal", após a realização de diversas medições no local, explicou um porta-voz da Tepco.

A região de Fukushima tremeu como o resto da costa pacífica da grande ilha japonesa, Honshu. O terremoto paralisou os trens nas zonas afetadas, mas o tráfego voltou a normal rapidamente.

O Japão vive sob o espectro do terremoto de 9 graus que em 11 de março de 2011 abalou a costa leste do arquipélago e provocou um gigantesco tsunami, que deixou mais de 18 mil mortos e deu início à catástrofe nuclear na central de Fukushima Daiichi, a mais grave desde Chernóbil (Ucrânia), em 1986.

Ao mesmo tempo, um tornado afetou nas últimas horas parte do município de Tochigi (norte de Tóquio), onde derrubou telhados, arrancou postes de energia elétrica, quebrou janelas e destruiu instalações. A meteorologia advertiu para o risco de tornados em várias províncias do país.

As autoridades ordenaram a saída de milhares de moradores de suas casas pelo risco de inundações e deslizamentos de terra nas regiões sudoeste, central e leste do Japão.


 


NOTÍCIAS RELACIONADAS



COMENTÁRIOS

  • TATY - CARO JORNALISTA Por favor nos ajude, concursei pra pedagogia aprovei no cadastro reserva, pra profs. mas eles tao colocando outros na sala com contratos, chamaram só 9 profs, mas sei que precisam de muito mais mais que 09 professores pq minha irma é amiga da diretora de duas escolas, e só nessas tem quase 9 contratos, fora as outras. nao queria ir na justiça, so que não tomar prejuizo, farei igual fizeram ano anteriores, professores tomaram posse com decisao judicial.
    22/03/2017 | 15h07
  • Edmar - Pessoal, quando serão chamados os agentes de limpeza, classificados no concurso?
    21/03/2017 | 08h26
  • Concurso - Prefeito quando que vão chamar os agentes comunitários de saúde que passaram no último concurso? Tem várias áreas descobertas e a população está a mercê sem os agentes comunitários.
    20/03/2017 | 19h33
  • Cidadão - Kd nosso vice prefeito? que falava que ia ter uma sala só pra ele na prefeitura e tal um telefone exclusivo para reclamações kkkkkk nem vê o cara mais. P.Q.P nosso dinheiro é capim mesmo. :
    19/03/2017 | 14h53

Publicidade

ENQUETE

Qual sua opinião sobre a sinalização recentemente implantada nas ruas de Ouro Preto do Oeste?


Publicidade