Autor: Gazeta Central - 30/08/2020 16h03

Ouro Preto: em ato heroico, bombeiro salva vida de criança que havia se afogado em piscina

Os pais, desesperados, levaram a criança inconsciente até o Quartel do Corpo de Bombeiros, onde se iniciou o atendimento.


Imagem: Gazeta Central 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste


Em um ato heroico e demonstrando grande preparo, bombeiro militar salva a vida de uma criança de 10 meses ao reanimá-la, após a mesma ter se afogado em uma piscina. O fato ocorreu no início da noite deste sábado (29), por volta das 18h, quando os pais da vítima a levaram inconsciente para o 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do 2° Subgrupamento, no início da noite de sábado, um veículo estacionou em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros. O condutor passou a buzinar e seus ocupantes gritaram pedindo socorro.

Ainda segundo a Assessoria, rapidamente o 2° sargento BM Fabrício Viana Nery correu até o veiculo e se deparou com uma criança inconsciente. Ao pegá-la dos braços da mãe, constatou que a vítima estava com parada respiratória, temperatura corporal reduzida e com a pele cianótica. Informou também que, de imediato, o militar iniciou a manobra de reanimação respiratória com desobstrução de vias aéreas, controle de temperatura e estímulo doloso para ativar o reflexo respiratório.

Na sequência, a vítima foi levada por uma equipe do Corpo de Bombeiros até o Hospital Municipal. Durante o trajeto, foi realizada manobra de reanimação cardiopulmonar, onde a criança deu os primeiros sinais, vindo a arrotar e, já dentro do pronto-socorro, para a alegria de todos, a mesma abriu os olhos e chorou.

Os bombeiros, em seguida, informaram para a equipe médica todos os procedimentos que haviam sido realizados na criança e, após cumprirem mais uma missão heroica condizente com o slogan da instituição: “vida alheia e riquezas a salvar”, os militares retornaram ao quartel.

Alerta

O 2° sargento BM Fabrício Viana Nery alerta os pais que tem filhos que ainda não sabem nadar para ficarem atentos quando estiverem em rios, lagos, piscinas e até mesmo em banheiras. E aqueles que têm piscinas em casa, que coloquem grade de proteção e sempre se certifiquem que estas grades estejam fechadas quando não tiver nenhum adulto observando. E em caso de emergência, ligue 193, pois haverá sempre um profissional capacitado para orientar até que o resgate chegue.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade