Autor: Rondônia Dinâmica - 12/04/2021 15h39

Casos de COVID-19 diminuem em 30 municípios do Estado nas últimas duas semanas, diz Sesau

Os dados indicam que o número de infecções estão caindo gradativamente e dentro de duas semanas um novo Decreto irá apontar as cidades que poderão ou não voltar para a Fase II




O novo decreto publicado no último final de semana manteve todos os 52 municípios do estado na fase I, a mais gravosa da pandemia para o COVID-19, mas os dados mostram que os casos de infecção da doença em diminuiram em 30 municípios do Estado, de acordo com dados da própria Secretaria de Estado da Saúde.

A Fase I só foi mantida porque, em decorrência do alto número de infectados, todas as UTI´s ainda estão com a lotação próxima de 100%, o que obrigou as autorides estaduais a manter as restrições, até que o colapso da rede pública de atendimento regrida aos patamares inferiores a 95% de leitos de internação ocupados.

Porto Velho, por exemplo, que hoje detém o maior número de casos do COVID-19, até por ser a cidade mais populosa, teve diminuição de – 10,91% de taxa de crescimento; Em São Felipe D´Oeste, essa taxa é de -102,22%, Alto Paraíso -64,16%, Guajará-Mirim – 48,64% e Candeias do Jamari -43,86.

Dentre os grandes municípios, quem teve taxa de crescimento nas últimas duas semanas foram Ariquemes (9,65%), Jaru (5,38%) e Ouro Preto d´Oeste (27,46%). Os números indicam que o número de infecções estão caindo gradativamente e dentro de duas semanas um novo Decreto irá apontar as cidades que poderão ou não voltar para a Fase II.

O número de óbitos também deu uma desacelerada nos últimos dias, apesar do índice mortalidade ainda ser alto. Em Proto Velho, por exemplo, foram registrados 11 óbitos no domingo e 4 mortes no sábado. No dia 2 de abril foram registrados 15 óbitos e dia 27 de março, 18 óbitos.



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade