Autor: Gazeta Central - 14/05/2021 10h24

Judoca de Ouro Preto do Oeste é graduado Faixa Preta 5° Dan, segunda maior graduação do estado

O Sensei Marino Schotten Júnior, popular Júnior da JR, atualmente é o sétimo judoca mais graduado em Rondônia.




O Sensei Marino Schotten Júnior, popularmente conhecido como Júnior da JR, entrou para um seleto grupo de graduados no estado de Rondônia ao ser aprovado a faixa preta 5° Dan de Judô, durante exame promovido pela Federação de Judô de Rondônia – FEJUR. A cerimônia ocorreu neste último domingo (09), de forma remota, devido à pandemia causada pelo coronavirus (covid-19).


Clique AQUI e siga o Gazeta Central no Instagram

Com 36 anos de prática, sendo 25 como faixa preta, o Sensei Junior destacou que a Faixa Preta 5° Dan, atualmente é a segunda maior graduação existente no estado, e que o mesmo atualmente se orgulha de ser o sétimo judoca mais graduado em Rondônia.

“Com a graduação, as responsabilidades aumentam e muito. As cobranças chegarão rápido, mas estou pronto para esse desafio, que é tentar ajudar na formação das pessoas, orientando o que é o lado bom e o ruim, auxiliando na parte educativa e disciplinar, além de ajudar na parte física”, frisou Júnior.


Clique AQUI e siga o Gazeta Central no Facebook

O judoca explicou que a mudança para 5º Dan em diante demora muito, pois existe um regulamento a seguir, que estipula uma certa idade, um tempo de carência na faixa anterior e também ter um certo tempo de prática.

“Quando falamos em Faixa Preta 5º Dan, tem-se a ideia de pessoas com alto grau de conhecimento da arte. Mas, antes de tudo, é ter humildade para continuar no seu aprendizado. Para mim, essa graduação foi o reconhecimento do trabalho que estou fazendo na modalidade, não como competidor, mas como formador de pessoas e isso é muito gratificante. Fiquei muito feliz com a outorga da graduação”, declarou o Sensei.

Trajetória

O Sensei Marino Schotten Júnior fundou a Academia JR Sports em março de 1996, inicialmente somente com aulas de judô, por onde já passaram milhares de alunos no decorrer desses 26 anos. Hoje ele dá aulas para a segunda geração, onde passa as técnicas e ensinamentos do judô para os filhos de seus alunos.

“Nessa trajetória, já formei diversos campeões estaduais, nacionais e até internacionais, já formei 08 faixas pretas, mas, o que mais me orgulha é ter ajudado a formar cidadãos de bem”, enfatiza o Sensei Júnior



A graduação no Judô

O Judô, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Os judocas são classificados em duas graduações: Kyu e Dan.

As promoções tanto para as graduações de Kyu como para as de Dan (Grau) baseiam-se em exames que levam em conta os seguintes critérios: tempo de treino, idade, caráter moral, execução correta das técnicas e comportamento na academia e em competições.

As academias são autorizadas a realizar testes para a promoção de faixa branca até a marrom. Os testes para faixa preta até 5º Dan são realizadas pela banca examinadora da Federação de Judô Estadual e as graduações superiores, somente pela Comissão Nacional de Graus. O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô.



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade