Autor: Gazeta Central - 23/01/2024 00h58

Carreta do Hospital de Amor estará na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, nos dias 12, 13 e 14 de março

Serão realizados exames de Mamografia e Papanicolau. O cadastro para os exames poderá ser feito de 5 a 8 de fevereiro na Câmara Municipal




A Unidade Móvel do Hospital de Amor está de volta à Estância Turística de Ouro Preto do Oeste para realizar exames de Mamografia e Papanicolau
, nos dias 12, 13 e 14 de março. A carreta estará estacionada em frente à Câmara Municipal, situada na avenida Gonçalves Dias, no bairro União.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Hospital de Amor, a Coordenação do Leilão Direito de Viver de Ouro Preto do Oeste e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), com apoio da equipe da Câmara de Vereadores.

A presidente da Câmara Legislativa, vereadora Rosária Helena, que também integra a Coordenação do Leilão Direito de Viver, destaca que serão realizados 180 exames de Mamografia e 150 exames de Papanicolau durante os três dias de permanência da carreta. Os exames matutinos começarão às 07h, enquanto os vespertinos terão início às 12h.

Rosária destaca que os cadastros para as mulheres que desejam realizar os exames preventivos ao câncer na Unidade Móvel poderão ser feitos de 05 a 08 de fevereiro, das 08h às 13h, nas dependências da Câmara.

No momento do cadastro, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos, tanto original quanto cópia: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Ressalta-se que, para cada exame, é imprescindível a apresentação de cópias (xerox) de todos os documentos mencionados em uma única folha de papel.

"Essa é uma oportunidade valiosa para as mulheres cuidarem da sua saúde. Estamos empenhados em oferecer esse serviço em parceria com o Hospital de Amor, reforçando nosso compromisso com a prevenção do câncer. Contamos com a participação ativa das mulheres de Ouro Preto do Oeste nesse importante evento," enfatizou Rosária Helena.

Orientações para realização dos exames:

Mamografia:

-Ter idade entre 40 e 69 anos;
-Não estar grávida;
-Não ter realizado mamografia em serviço público há menos de um ano.

Papanicolaou:

-Ter idade entre 25 a 64 anos (somente essa faixa etária será atendida);
-Não poder já ter diagnóstico de câncer de útero e estar em tratamento;
-Não estar em atraso menstrual;
-Não ter realizado ducha vaginal há menos de 2 dias;
-Ter terminado a menstruação há pelo menos 3 dias;
-Não usar pomada vaginal há pelo menos 2 dias;
-Não ter tido relação sexual há menos de 2 dias.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade