Autor: Gazeta Central - 27/01/2024 01h40

Janeiro Branco: Ações do CAPS de Ouro Preto do Oeste promovem conscientização sobre Saúde Mental

As iniciativas do CAPS durante o Janeiro Branco destacam a relevância deste tema na comunidade ouro-pretense.




A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, por meio da equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, intensificou suas atividades em apoio ao movimento "Janeiro Branco". Este é um mês dedicado à conscientização e alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Uma das iniciativas incluiu uma visita ao hospital municipal Drª Laura Maria Braga, onde a equipe do CAPS, juntamente com a psicóloga do Centro, conduziu uma roda de conversa com dinâmica. O foco foi abordar o tema "Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador". Durante a visita, foram distribuídos chaveiros como símbolo da campanha "Janeiro Branco".

Também foram realizadas atividades voltadas para o autocuidado, direcionadas aos pacientes atendidos pelo Centro e seus familiares. As ações visaram fortalecer os vínculos e promover a saúde mental. Dentre os serviços oferecidos, destacam-se cortes de cabelo para todas as idades, massagens terapêuticas e um piquenique conjunto.

A enfermeira responsável pelo CAPS, Sibiluane Stefany Fonseca Aquino, ressaltou a importância da campanha e das atividades desenvolvidas. "A saúde mental é um pilar fundamental para o bem-estar de toda a comunidade. Através do Janeiro Branco, buscamos conscientizar e promover práticas que contribuam para o cuidado mental de nossos cidadãos," frisou Sibiluane.

As iniciativas do CAPS durante o Janeiro Branco reforçam o compromisso do prefeito Alex Testoni e toda equipe da Saúde com a promoção da saúde mental, destacando a relevância deste tema na comunidade ouro-pretense.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental, oferecendo atendimento especializado em psicologia e psiquiatria.

Atendimento

Para marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, é necessário iniciar o processo no posto de saúde mais próximo de sua residência. Após a consulta inicial, o médico avaliará a necessidade de encaminhamento para um profissional do CAPS.

A equipe do posto de saúde também realizará a regulação da consulta, na qual constarão o dia e o horário em que o paciente será atendido no CAPS, uma unidade de portas abertas que também atende por demanda espontânea.

O atendimento no CAPS ocorre das 07h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone 3461-3737.








NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade