Autor: Assessoria - 06/03/2024 20h47

Ciência de dados: bootcamp da TripleTen promete formação em até 9 meses



Imagem: Freepik


Apesar dos recentes layoffs proporcionados pelas grandes empresas do setor de tecnologia, o mercado de trabalho permanece aquecido para área de TI. Sim, parece contraditório, mas os dados mostram que ainda no ano passado, o número de vagas disponíveis para esses profissionais aumentou em 38%.

Se a gente pensar na mudança do panorama atual, em que o mundo se prepara para a mudança da Web2 para Web3, o cientista de dados é peça-chave no futuro deste mercado e, claro, tende a possuir cadeira cativa na nova era da internet já no curto prazo.

E há um jeito rápido de se preparar para essas mudanças, seja você um novato ou um profissional da ciência de dados. Tudo isso passa por um curso de cientista de dados, baseado na metodologia de ensino bootcamp, que vamos explicar para você neste artigo!

Pré-requisitos de um cientista de dados

O trabalho do cientista de dados exige muito conhecimento. Afinal, a complexidade das atividades passam por diferentes competências que, não necessariamente, se desenvolvem juntas na ciência de dados, como:

• Habilidades técnicas
• Gostar de matemática é um bônus
• Análise crítica


Tecnicamente falando, o cientista de dados precisa conhecer as principais linguagens de programação da área, como Python. Além disso, é pré-requisito entender os conceitos de Big Data e saber trabalhar com Machine Learning e Inteligência Artificial. É claro que isso acaba puxando a necessidade de o cientista de dados dominar diferentes ferramentas, principalmente aquelas que vão ajudar na análise e compilação de informações.

Neste meio do caminho, há algumas habilidades “extras” à tarefa tecnológica. A primeira delas está voltada para a estatística. Mesmo que não seja obrigado a ser um amante da matéria, o profissional lida com números constantemente. Então, não há como fugir.

Por fim, é preciso desenvolver uma análise crítica. Afinal, apenas apresentar os dados de nada ajudam a empresa a identificar qual a melhor estratégia a ser adotada. Então, é fundamental saber interpretar e propor possíveis mudanças diante das informações obtidas.

Trabalhando como cientista de dados

Antes de continuar a falar sobre as habilidades, é importante entender o trabalho que te espera. Citar a mudança da Web2 para Web3 é apenas um dos trabalhos em que o cientista de dados está envolvido. A realidade é que, hoje, ele já é responsável por lidar com todos os tipos de informações que uma empresa gera, seja de forma interna ou a partir do acesso e uso externo de seus clientes.

Neste sentido, a ciência de dados – Data Science para os íntimos – acompanha uma série de atividades específicas que vão guiar a análise para um ambiente assertivo, como.

• Coleta
• Organização
• Análise
• Previsão
• Comunicação


Logo de início, o cientista de dados vai realizar a coleta e organização dos dados. Isso quer dizer que ele vai absorver informações de diferentes fontes e determinar suas categorias, eliminar duplicatas e separar apenas aquilo que, de fato, tenha valor.

Depois, a ciência de dados inicia o processo de análise exploratória. Aqui, nada mais é do que o momento em que o profissional aplica seus conhecimentos em estatística para buscar padrões e relações dessas informações.

Até aqui, pode parecer um trabalho muito focado em uma perspectiva analítica. Mas não, há muita tecnologia envolvida! Com apoio de desenvolvimento em inteligência artificial e machine learning, o profissional automatiza a rotina e ainda pode criar programas que vão projetar tendências e apresentar modelos preditivos.

Por fim, é hora de repassar esses achados para a equipe. Para isso, é fundamental que o profissional da ciência de dados não só tenha uma boa análise crítica, como consiga transmitir os dados em sua oratória e até mesmo em apresentações gráficas.

Curso de cientista de dados: onde se preparar?

Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar diversas escolas e cursos para você se formar em ciência de dados. Muitos desses ambientes focam em um modelo mais tradicional, com conteúdo programático longo e teórico – algo parecido com o oferecido pelas universidades.

Porém, o vários “anos” de estudos podem ser resumidos em poucos meses, e você optar por um bootcamp!
Este tipo de curso tem como característica principal ser bastante imersivo. Isso quer dizer que além dos conteúdos teóricos, você será exposto a uma série de atividades reais. Por isso, é comum dizer que este ensino é “orientado à prática”.

Ao contrário do que vemos em muitos outros cursos, o conteúdo apresentado é extremamente focado no que o mercado de trabalho está pedindo. Ou seja, a “regra” é te transformar em um profissional, não em um acadêmico (apesar de isto também ser possível).

Neste caso, estamos falando que você vai aprender as principais linguagens de programação, como Python, além de ferramentas de inteligência artificial de machine learning. Tudo isso para você saber manejar a chamada big data!

TripleTen: Curso de cientista de dados rápido e reconhecido

A partir do momento em que você opta por um bootcamp, você está participando de um curso de cientista de dados completo, eficiência e, principalmente, veloz. Para se ter uma ideia, o curso da TripleTen Brasil forma profissionais desta área em apenas 9 meses!

Com eles, você vai aprender um ensino teórico focado e robusto para que, em pouquíssimo tempo, você esteja aplicando os conceitos em atividades práticas. São projetos reais, que vão permitir o seu desenvolvimento, além da criação de um portfólio relevante ao mercado de trabalho.

Este tipo de estudo de ciência de dados pensa também na necessidade do aluno. Por isso, ele oferece um ambiente online, em que você pode escolher o melhor horário para estudar, sem perder o contato com tutores e colegas para tirar dúvidas ou fazer networking.

Ao contrário de muitos cursos, o bootcamp da TripleTen não exige que você possua um computador muito avançado para aprender. Desta forma, uma máquina simples já é o suficiente para que você conclua seus estudos, consiga um emprego e, aí sim, possa fazer um upgrade.

Com mais de 5 mil alunos formados, sendo que 87% deles conseguiram uma nova oportunidade de trabalho em apenas um semestre, a TripleTen é uma das mais reconhecidas do mercado.

A duração do curso é de apenas 9 meses e te prepara para qualquer desafio de carreira. E para te dar um empurrãozinho extra, você pode – e deve – usar o cupom FUTUROBR30 para garantir 30% de desconto na matrícula. Vá agora mesmo para o site da TripleTen Brasil!


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade