28/08/2018 09h39

Melancia da casca amarela de agricultores em Rondônia

O programa Sic Rural que é exibido todos os domingo das 7h ás 8h da manhã pela Sic TV Record, vem destacando as histórias de produtores rurais que estão fazendo a diferença no setor produtivo no estado de Rondônia.

História como a do casal Sônia e Ronaldo que moram em uma propriedade na Vila Palmares, zona rural do município de Theobroma, distante mais 300 quilômetros de Porto Velho, a vila é conhecida como a terra da melancia da casca amarela que tem dado o que falar nas feiras livres de Jaru e Região. Por fora ela é amarela e é até confundida com o melão gigante, mas por dentro continua vermelhinha. A fruta é produzida pelo casal é uma alternativa para garantir a renda mensal, e a ideia inicial era plantar a melancia tradicional. Mas eles ganharam uma melancia amarela para que pudessem experimentar.

Um vizinho viajou para o Uruguai e depois de consumir a fruta trouxe a semente, que passou pelo Rio Grande do Sul antes de chegar a Rondônia. Dona Sônia ganhou a melancia, mas com o compromisso de devolver a semente, ela secou e guardou a semente até a época certa para plantar. Essa é a primeira vez que eles cultivam a fruta, dos 1200 pés foram plantados 200 são amarelas. A colheita tem sido bem superior ao que previram no início, pelo menos 500 melancias já foram colhidas. A melancia é produzida em Theobroma, faz sucesso na feira livre do município de Jaru e cidades vizinhas, entre a melancia tradicional e a da casca amarela a preferida do consumidor. De acordo com Sônia, curiosos os clientes preferem pagar um pouco mais e levar a melancia exótica para casa, ela também garante que o sabor é irresistível. Macia e bem doce.

Matéria: RondoRural / Sic TV Record Jaru

Visitas: 5431

MAIS VÍDEOS