Autor: Carlos Amante - 09/04/2024 20h55

“Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais"



Imagem: Freepik

Jesus Cristo disse, para uma mulher apanhada em adultério, um crime com punição severa por apedrejamento na Lei de Moises. Todos estavam furiosos, querendo dar exemplo. Um ato especifico, nesse caso, chama a atenção, era uma mulher pega em fragrante ato de adultério. Porém, onde estava o homem, que com ela adulterava? Era uma mulher de certa forma, conhecida na cidade. “E os escribas fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que diz?” (João 8:3-5). Aqueles homens influentes, estavam usando aqueles acontecimento de ocasião, procurando, apanhar Jesus em numa armadilha, tentando fazê-lo dizer algo que pudessem usar contra ele. Aquela pobre mulher, pouco interessava para eles, viva ou morta.

“Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que acusar. Mas Jesus, inclinando-se, com o dedo escrevia na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a primeira pedra contra ela”. (João 3:6-7). Às vezes, é fácil acusar; difícil é encarar a verdade. “E, tornando a inclinar-se escrevia na terra. Porém ouvindo eles isso, acusados pela consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até o ultimo; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais”. (João 8:8-11). Alguém, poderá dizer: mas, como Ele pôde dizer isso? Se a mulher ainda era imoral; simplesmente, apanhada em flagrante de adultério. "Nem eu também te condeno”. Quando, Ele disse: "Vá e não peques mais”. Se cuida! Como resultado, não te condenarei.

Seu ato de perdão foi seguido por um desafio, implícito em Sua declaração. Um aviso para não continuar mais vivendo daquele jeito. É o mesmo que estar dizendo para nós, deixem o seu estilo de vida de pecado. Não significa que temos que ser perfeitos. Ninguém é. A Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Coríntios 5:17). Construindo a vida sob as diretrizes e vontade do Pai, de forma a entender e viver de maneiras completa e renovada, ao ponto de obter uma nova identidade de vida no Senhor. Renovar é transformar o entendimento, construído sob razões para ser benção e fazer diferença, seguir em frente com a bela afirmativa. “Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS