Autor: Carlos Amante - 05/02/2024 15h00

A perseverança é a base para aprovação de uma vida cristã genuína


Imagem: cottonbro studio / Pexels


Ninguém gosta de ser tentado. De fato, preferível seria, que a tentação nem sequer existisse. Mas a Bíblia diz que há bênçãos por passarmos por tentações e ser aprovado. "Feliz é o homem que persevera na provação, porque após aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12). No plano humano é difícil suportar tentação. Mas quando se resiste e a tentação é vencida, vem uma grande vitória. Na verdade, há recompensas e bênçãos aguardando aos aprovados. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos. 8. 28).

Deus nunca intenta nada mal para os Seus. “E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis”. (Êxodo. 20.20). As lutas são períodos que produz vencedores, ou vencidos, toda e qualquer situação deve ser confrontada! Não convém consentir, admirar, ser curiosos ou entrar em competição com as tentações testando o quanto pode aproximar, sem cair nela. Se não repugnamos a tentação, certamente, estamos dando lugar ao diabo, algo que não se deve fazer, “Não deis lugar ao diabo”. (Efésios. 4.27). A ignorância nunca conduz à espiritualidade e não dá a vitória sobre a tentação, a resistência fortalecida em Deus, sim.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4.7). O fruto de uma vida temente a Deus é imediatamente reconhecido em seu caráter espiritual. “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro”. (Provérbios 14.16). O sábio, é prudente e revestido do Espirito Santo para tomar decisões. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. (Efésios 6.11-13). Uma prova irrefutável de que a perseverança é a base para aprovação cristã genuína, é tomar as armaduras de Deus e ficar firmes em seus propósitos.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS