Autor: Carlos Amante - 13/02/2024 10h40

A tradição da Igreja e a finalidade do carnaval


Imagem: Luis Quintero / Pexels


A Palavra de Deus diz: Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende”. (Lucas 15:10). Quando o mundo festeja a carne, o que será que acontece no céu? E quando um cristão que recebe o Espírito de Deus, se deixa participar ou assistir tal “festa” o que acontece? “Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro”. (Mateus 6:24). A Igreja do Senhor em todo tempo ensina seus membros a serem moderados nos divertimentos; modestos no trajar; abstêmios do álcool como bebida; empenhados no combate aos vícios. Não é isso que acontece, nestas festas.

O Carnaval não é uma festa ligada ao Reino de Deus. “Não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (l Coríntios 2:12-13). Muitos irão dizer, não tem nada a ver. Isso é normal, é uma festa popular que tem origens antigas, com influências de diversas culturas e tradições. Até ai, tudo bem. Porém, as origens de tudo isso, não tem a ver com cristianismo bíblico.

Na Roma antiga, as festividades eram em honra ao deus Saturno, marcadas por desfiles, musicais e danças. Já na Grécia Antiga, as festas eram em honra ao deus Dionísio, envolviam máscaras, fantasias e danças. Com o tempos, o carnaval foi incorporando a elementos de outras culturas e tradições, como a cultura africana, trazida ao Brasil pelos escravos, e a tradição religiosa católica, que associou a festa ao período que antecede a Quaresma. Se tornando uma festa popular e democrática, com características próprias e muita diversidades regionais. As escolas de samba brasileiras, surgiram no Rio de Janeiro na década de 1920. Se tornaram uma das principais expressões festiva, desfiles grandiosos e competitivos. Já em outros lugares do país, tais como, Salvador e Recife, o carnaval é marcado pela musicalidade do axé e pelo frevo em uma forte tradição de blocos de rua. Apesar de ser uma grande oportunidade para evangelização, a tradição da Igreja não é a finalidade do carnaval.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS